PERSIANA ROMANA


Suavidade, elegância e um toque requintado. As persianas romanas vêm ganhando a atenção de arquitetos, decoradores, designers de interiores e donas de casa loucas por mudanças. Por consequência, além de ganhar o coração das pessoas, também ganharam muito espaço na decoração de lares e escritórios. Mas será que a persiana romana é a melhor opção para você? Veja a matéria que preparamos e descubra.

CONHEÇA A PERSIANA ROMANA

Segundo alguns decoradores, a persiana romana é um curinga para praticamente todos os tipos de ambientes. Mas, no princípio, a ideia deste modelo de persiana romana era decorar ambientes clássicos, dando um toque de leveza e movimento.

Process Step1

Como o próprio nome diz, a persiana romana é inspirada no clássico, mas a evolução da decoração e o uso de materiais cada vez menos convencionais trouxeram novas possibilidades de uso para as persianas. Ambientes contemporâneos ficam ainda mais requintados quando combinados com esse modelo de material, e quando os móveis ou piso precisam de proteção, mas você não quer colocar algo muito chamativo nas janelas, mais uma vez a persiana romana estará aí para atender suas necessidades.


Process Step2

MODELO DE CORTE RETO E WAVE DA PERSIANA ROMANA

Se o ambiente que você quer decorar tem quadros clássicos, móveis de madeiras nobres ou um piso bem requintado de porcelanato ou laminado, dificilmente conseguirá fugir de uma persiana romana de corte reto. Não que isso seja ruim, pois ela normalmente valoriza e amplia o espaço, dando a atenção que você espera que as visitas tenham para os móveis e demais adereços do ambiente.

Agora, se mesmo inspirado no clássico, a ousadia faz parte de seu DNA, a persiana romana modelo wave é uma excelente opção. Como elas têm mais volume, são perfeitas para criar movimento para o ambiente, dando uma impressão maior de aconchego e conforto. E como o vento é o elemento deste tipo de persiana, tons claros ou pastéis, tecidos leves e objetos delicados são bem-vindos na composição do ambiente.


MATERIAIS UTILIZADOS NA PERSIANA ROMANA

A cada dia, novas matérias-primas são utilizadas para a criação de persianas romanas. Como é praticamente impossível conhecer todos, listamos alguns dos principais materiais utilizados: Tecidos translúcidos; Madeira; Fibra de madeira; Bambu; Palha; Tela solar (também conhecida como vision).

Ainda existem novas opções feitas de madeiras especiais reflorestadas, fibra de vidro, papel reciclado, entre outros. São tantas opções que, ao entrar em uma loja, podemos nos perder na vastidão de opções e, algumas vezes, nem o vendedor conseguirá identificar a diferença entre material A e material B. Por isso mesmo, pesquisa nunca será o bastante.

Process Step1

CRIANDO A PERSIANA ROMANA

Não é difícil encontrar entre os entusiastas das mudanças alguém que já tenha tentado criar sua própria persiana romana. Se você quiser se arriscar, fique à vontade, mas prepare-se para uma prova de fogo para sua paciência e autocontrole. Se após as primeiras tentativas você não desistir e conseguir montar sua própria persiana romana, manda pra gente umas fotos com o resultado final. É sempre bom conhecer pessoas que têm a técnica necessária para superar este tipo de desafio.